Os roubos e furtos a residências no estado de São Paulo caíram 27% no último ano, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SESP). Ao todo, foram registradas 11,2 mil ocorrências a menos em comparação com 2024.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Polícia Civil contabilizou cerca de 31 mil crimes desse tipo em todo o estado. A maior parte das ocorrências foi de furtos, com aproximadamente 29 mil registros, enquanto os roubos somaram pouco mais de 1,9 mil casos. No mesmo período de 2024, haviam sido registrados 42,9 mil boletins de ocorrência relacionados a roubos e furtos a residências.
Conforme SSP, a redução é resultado de investigações conduzidas de forma integrada e do uso de ferramentas de inteligência, que permitiram às polícias Civil e Militar identificar e prender quadrilhas especializadas nesses crimes. O reforço do policiamento em áreas com maior incidência de ocorrências também contribuiu para inibir a atuação de criminosos. Na capital paulista, os índices também apresentaram queda. Em 2025, foram registrados 4,2 mil roubos e furtos a residências, ante 5,4 mil ocorrências no ano anterior.







