O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida presidencial em todos os cenários de primeiro e segundo turno segundo a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL), agora consolidado como o principal opositor de Lula, conseguiu reduzir a desvantagem para o petista no segundo turno. Em agosto de 2025 a diferença entre eles era de dezesseis pontos em agosto de 2025, caiu para dez em dezembro e chegou a cinco agora.
Os resultados de primeiro turno não podem ser comparados às rodadas anteriores da mesma pesquisa, porque a lista de candidatos é diferente. Uma diferença fundamental, por exemplo, é que no levantamento de janeiro aparecia o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), na pesquisa deste mês, não.
Nos sete cenários de primeiro turno testados, Lula varia entre 35% e 39%. Já Flávio Bolsonaro varia entre 29% e 33%. No cenário de segundo turno, o petista aparece com 43% e Flávio aparece com 38%.
O levantamento da Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%, e o protocolo de registro na Justiça Eleitoral é BR-00249/2026.







