A primeira rodada de pesquisas eleitorais de 2026 no Paraná confirma um cenário que já vinha se desenhando ao longo do ano de 2025. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o senador Sergio Moro (União) aparece na frente na disputa pelo governo estadual e o ex-senador Álvaro Dias (MDB) lidera a corrida por um duas vagas ao Senado Federal.
Nos cenários estimulados para o primeiro turno do governo estadual, Sergio Moro lidera com ampla vantagem, variando entre 41,6% e 40,0% das intenções de voto. No voto espontâneo entretanto, quando os nomes não são apresentados, o índice de indefinição entre os eleitores ainda é elevado (74,2%).
No levantamento de rejeição, quando o eleitor aponta em quem não votaria de jeito nenhum, o deputado estadual Requião Filho (PDT) lidera com 30,2%, refletindo tanto a polarização ideológica quanto o peso do sobrenome. Já Sergio Moro registra 20,2% de rejeição.
Na disputa pelas cadeiras do Senado Federal o ex-senador Álvaro Dias aparece com 47,5%. Em seguida aparece o deputado estadual, e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Alexandre Curi (PSD) com 36,2%. O deputado federal Filipe Barros (PL) aparece com 23,0% das intenções de voto. No segundo cenário apresentado para o Senado Federal, sem o candidato Alexandre Curi, Álvaro Dias somou 52,2%, Cristina Graeml 32,5% e Filipe Barros 31,6% das intenções de voto.
Paralelamente ao cenário eleitoral, a pesquisa também avaliou a administração do governador Ratinho Junior (PSD), que encerra o segundo mandato com índices históricos de aprovação. Conforme o levantamento, 85,5% dos paranaenses aprovam a gestão do governador, enquanto 11,5% desaprovam e 3,0% não souberam opinar.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2026, com 1.300 eleitores em 54 municípios, margem de erro de 2,8 pontos percentuais e 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-08451/2026. O estudo foi contratado pelo MDB, ao custo de R$ 70 mil.







