O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares segue em expansão e passa a contemplar também a EEB Walter Fontana, em Concórdia. O anúncio da nova unidade foi feito pelo governador Jorginho Mello (PL), juntamente com a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta e do prefeito de Concórdia, Edilson Massocco (PL).
As escolas estaduais cívico-militares de Santa Catarina estão se destacando por promover melhorias significativas no comportamento e na convivência dos estudantes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. O incentivo a valores como respeito, disciplina e ordem tem contribuído para elevar o desempenho acadêmico e fortalecer as relações interpessoais.
“Nós estamos reformando todas as escolas, no estado inteiro e estamos fazendo a primeira escola cívico-militar aqui em Concórdia, a pedido das lideranças daqui e da comunidade também que é simpática ao modelo de ensino. Porque a Escola Cívico-Militar ensina o respeito, a disciplina, a respeitar pai e mãe. Disciplina nunca foi coisa ruim. É coisa boa. Todo pai e toda mãe quer que seu filho seja corajoso, tenha liberdade, mas tenha disciplina”, disse o governador.
A ampliação do programa atende a pedidos da própria comunidade escolar, que tem manifestado grande interesse pela implementação do modelo. Entre os motivos apontados estão o fortalecimento de atitudes saudáveis, o incentivo ao respeito e à disciplina, além da criação de um ambiente mais seguro, acolhedor e propício à aprendizagem. Ao todo, serão 26 escolas cívico-militares em Santa Catarina.







