Acompanhe-nos nas redes sociais:

Girassóis transformam condomínio no interior de São Paulo em ponto turístico

Girassóis transformam condomínio no interior de São Paulo em ponto turístico

Foto: Henrique Kawaminami

Uma extensa plantação de girassóis transformou a paisagem de um condomínio náutico às margens do Rio Grande, em Miguelópolis, no interior de São Paulo, e virou ponto de atenção para moradores e visitantes. O cultivo ocupa áreas ainda não construídas do empreendimento e surgiu como uma solução sustentável para evitar o crescimento de vegetação alta, sem o uso de agrotóxicos.

Ao todo, 22 hectares foram tomados pelas flores. O plantio começou em 4 de outubro do ano passado e, cerca de 70 dias depois, no dia 25 de dezembro, os girassóis entraram no período de floração, seguindo o ciclo natural da planta.

A iniciativa partiu do empresário Fabrício Bruno Hermini, de 48 anos, fundador do condomínio. Segundo ele, além de renovar o visual do local, o cultivo ajudou a reduzir gastos com manutenção dos terrenos. Com o fim do ciclo de floração, a ideia do empresário é reaproveitar as sementes para alimentar os pássaros, que passaram a frequentar a área com mais intensidade. No futuro, também existe a possibilidade de usar parte da produção para a fabricação de óleo de girassol.

Para quem vive no condomínio, a mudança é visível no dia a dia. Benefícios ambientais Além do impacto estético, a plantação também trouxe ganhos ambientais. Segundo a pesquisadora Jacqueline Batista, da Universidade de São Paulo (USP), os girassóis ajudam a atrair polinizadores, especialmente abelhas, essenciais para a reprodução das plantas e para o aumento da diversidade genética.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
X

Acompanhe-nos nas redes sociais

Participe de nosso Canal no WhatsApp!