A Zeeng – Social Media Benchmark divulgou a lista com os 100 políticos brasileiros mais influentes no Instagram em 2025. A empresa analisou a média de engajamento por publicação entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro.
Entre os 10 mais influentes na rede, para se ter um exemplo, apenas o presidente Lula (que ficou em oitavo lugar) e Érika Hilton (que ficou em quarto) são de esquerda. Os outros sete são de direita, sendo o primeiro lugar, como o mais influente político do Instagram, do deputado federal Nikolas Ferreira (PL). Apenas um dentre os dez pertence a um partido considerado como de centro, o radialista Fábio Teruel (MDB), em décimo lugar.
A direita mantém a liderança mesmo com o ranking ampliado, tendo 56 nomes entre os 100 políticos mais influentes na rede. O centro fica em segundo lugar, com 26 representantes na lista. Já a esquerda fica em terceiro com apenas 18 nomes na lista.
A derrota dos políticos de esquerda no Instagram também se refletem nas posições em que estão as personalidades do campo. Depois de Lula, o próximo na lista é Fernando Haddad, que ficou na posição 23, e depois dele Guilherme Boulos, que ficou com a posição 28.
A importância dos números nas redes sociais tem levado os partidos a mirar figuras com grande público nas plataformas para reforçar suas legendas. O Partido Liberal (PL) no Rio de Janeiro, por exemplo, convidou Jojo Todynho para disputar uma vaga de deputada federal, por exemplo.
Veja a lista em ordem dos 10 políticos mais influentes no Instagram abaixo:
1- Nikolas Ferreira (PL)
2- Jair Bolsonaro (PL)
3- Rodrigo Manga (PL)
4- Erika Hilton (PSOL)
5- André Fernandes (PL)
6- Lucas Pavanato (PL)
7- Eduardo Bolsonaro (PL)
8- Lula (PT)
9- Cleitinho Azevedo (REP)
10- Fábio Teruel (MDB)







