Acompanhe-nos nas redes sociais:

Sidônio proíbe ministros de desfilarem em carro alegórico com Janja

Sidônio Palmeira proíbe ministros de desfilarem no Carnaval do Rio em homenagem a Lula após ação no TSE por propaganda antecipada.

Sidônio proíbe ministros de desfilarem em carro alegórico com Janja

Sidônio Palmeira proíbe ministros de desfilarem no Carnaval do Rio em homenagem a Lula após ação no TSE por propaganda antecipada.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Sidônio Palmeira (Comunicação Social) proibiu que integrantes do 1º escalão do governo desfilem no Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação Acadêmicos de Niterói homenageará Lula no domingo (15/02).

Sidônio valia que a exposição nesse tipo de evento pode desgastar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ano eleitoral. A recomendação para quem for ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí é de ficar em camarotes. O próprio Lula deve assistir ao desfile no camarote da Prefeitura do Rio.

A primeira-dama Janja Lula da Silva será destaque no último carro alegórico da Acadêmicos de Niterói, que tem o nome “amigos de Lula”. Inicialmente, 7 ministros também integrariam a ala, mas desistiram depois do veto de Sidônio. Uma exceção foi aberta para a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial). Carioca e amiga de Janja, a ministra, por enquanto, também desfilará. Além de Janja e Anielle, estarão no carro alegórico Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Bia Lula, neta do presidente, Tereza Cristina, cantora e compositora, e Juliana Baroni, atriz. Outras personalidades também devem integrar a alegoria. Alguns dos convidados desfilarão no chão.

O medo de o Planalto ser contestado na Justiça Eleitoral também motivou a decisão de Sidônio. O Partido Novo ingressou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por propaganda eleitoral antecipada contra Lula, o PT (Partido dos Trabalhadores) e a Acadêmicos de Niterói. A ação questiona o samba-enredo que homenageará o presidente. O partido pede que o Tribunal aplique uma multa de R$ 9,65 milhões, valor correspondente ao custo total estimado do desfile. A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Estela Aranha, foi sorteada como relatora da ação. Ela foi indicada à Corte por Lula em 2025.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
X

Acompanhe-nos nas redes sociais

Participe de nosso Canal no WhatsApp!