Acompanhe-nos nas redes sociais:

Após redução no valor do IPVA, inadimplência cai no Paraná

Redução do IPVA para 1,9% no Paraná aumenta adimplência em 2026, com mais contribuintes pagando o imposto em janeiro e queda no número de veículos inadimplentes.

Após redução no valor do IPVA, inadimplência cai no Paraná

Redução do IPVA para 1,9% no Paraná aumenta adimplência em 2026, com mais contribuintes pagando o imposto em janeiro e queda no número de veículos inadimplentes.
Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

A redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 1,9% provocou queda expressiva na inadimplência no Paraná em 2026. Com o imposto mais barato, o número de motoristas que quitaram o tributo total ou parcialmente em janeiro aumentou 17,8% em relação ao mesmo mês de 2025, alcançando 2,7 milhões de contribuintes em dia, ante 2,3 milhões no ano anterior.

O avanço foi registrado em todos os 399 municípios paranaenses, que encerraram o primeiro mês do calendário de pagamentos com aumento nos índices de adimplência, segundo levantamento da Receita Estadual.

O maior crescimento proporcional ocorreu em Indianópolis, no Noroeste do Estado, onde o número de contribuintes em dia com o IPVA subiu 48% em um ano. Em 2026, o município possui frota tributada de 1.333 veículos, dos quais 987 efetuaram ao menos um pagamento do imposto. Em janeiro de 2025, esse total era de 667.

Outras cidades também apresentaram altas significativas, como Guaraqueçaba (35,6%), Porto Rico (28,9%), Paranapoema (28,8%), Inajá (27,8%) e Fazenda Rio Grande (27,3%). Entre os maiores municípios, São José dos Pinhais registrou aumento de 22,5% no número de veículos com o imposto em dia, enquanto Curitiba teve crescimento de 20,7%. Foz do Iguaçu avançou 20,2%, e Cascavel, Londrina e Maringá registraram altas de 16%.

Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, os dados confirmam o impacto da redução de 47% na alíquota do imposto. Ele destacou ainda a influência do desconto adicional de 6% para pagamento à vista, que contribuiu para a quitação antecipada do tributo.

Em janeiro, 1,5 milhão de contribuintes optaram pelo pagamento integral do IPVA, número 37% superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando 1,1 milhão de veículos quitaram o imposto à vista.

A redução da alíquota também resultou em diminuição do número de veículos sem qualquer pagamento. Em janeiro de 2025, 1,7 milhão de carros, motos e caminhões não haviam pago a primeira parcela do imposto. Em 2026, esse total caiu para 1,4 milhão, uma redução de 15%.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
X

Acompanhe-nos nas redes sociais

Participe de nosso Canal no WhatsApp!