Acompanhe-nos nas redes sociais:

Governo do Espirito Santo embarca maior grupo de estudantes para intercâmbio no exterior

Intercâmbio estudantil do governo do Espírito Santo embarca 200 alunos da rede pública para Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Argentina em 2025.

Governo do Espirito Santo embarca maior grupo de estudantes para intercâmbio no exterior

Intercâmbio estudantil do governo do Espírito Santo embarca 200 alunos da rede pública para Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Argentina em 2025.
Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), acompanhou a recepção e o embarque do segundo grupo de estudantes selecionados pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2025. Nesta etapa, 200 alunos da Rede Pública Estadual seguem para países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Argentina, no maior grupo já contemplado desde a criação do programa.

Ao todo, 350 estudantes foram selecionados nesta edição. Segundo o governo estadual, a iniciativa integra a política de internacionalização da educação pública capixaba, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU), com foco na ampliação de oportunidades e na formação integral dos jovens.

No total que embarca nesta fase, 40 alunos vão para os Estados Unidos, com destino às cidades de Saint Petersburg e San Diego. O Canadá receberá 60 estudantes, que irão para Toronto e Vancouver. A Inglaterra acolherá 85 jovens, distribuídos entre Cambridge, Canterbury, Brighton, Worthing e Bournemouth. Outros 15 estudantes seguem para Buenos Aires, na Argentina.

Durante a permanência no exterior, os participantes farão cursos intensivos de língua estrangeira e terão contato com a cultura e o cotidiano dos países de destino. Conforme a SEDU, a experiência contribui para o desenvolvimento da fluência no idioma, da autonomia e do protagonismo juvenil, além de ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais.

Todos os custos do intercâmbio são custeados pelo Governo do Estado, incluindo passagens aéreas, cursos, hospedagem e auxílio financeiro. Cada estudante recebe quatro parcelas de US$ 400 para apoio às despesas durante a estadia, sendo a primeira liberada antes da viagem para aquisição de itens necessários.

Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil possui atualmente 30 unidades distribuídas em escolas vinculadas às 11 Superintendências Regionais de Educação e, desde 2010, integra o Centro Estadual de Idiomas. A iniciativa busca consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas e ampliar o uso do idioma estrangeiro na comunicação social, cultural e profissional.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
X

Acompanhe-nos nas redes sociais

Participe de nosso Canal no WhatsApp!