O estado de Santa Catarina começou o ano com redução nos principais indicadores de criminalidade nos primeiros sete dias de janeiro em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados reforçam a posição do estado como o mais seguro do país e refletem o trabalho integrado das forças de segurança, especialmente durante a Operação Estação Verão.
Entre os dias 1º e 7 de janeiro, os registros de estelionato caíram 43,5%, passando de 1.842 ocorrências em 2025 para 1.041 em 2026. Os furtos também apresentaram redução de 34,3%, saindo de 2.569 para 1.687 casos. Já os roubos tiveram queda de 28,9%, com 86 registros neste ano frente a 121 no mesmo período do ano anterior.
A violência doméstica apresentou diminuição de 16,3%, passando de 1.838 para 1.538 ocorrências. Outro destaque foi a redução de 43,8% nos roubos de veículos, que caíram de 16 para nove casos nos primeiros sete dias do ano. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), por meio da Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal.
“Santa Catarina é hoje o estado mais seguro do Brasil porque temos um trabalho integrado e eficiente das nossas forças de segurança, com planejamento, prevenção e resposta rápida. O governo faz a sua parte, investindo, dando estrutura, valorizando os profissionais e garantindo as condições necessárias para que eles possam atuar com excelência. Esses resultados mostram que quando o Estado funciona de forma organizada e unida, quem ganha é a população e quem nos visita”, afirmou o governador Jorginho Mello (PL).
Os números demonstram a efetividade das ações preventivas e ostensivas realizadas pelas forças de segurança. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) intensificou o policiamento em todas as regiões do estado durante a alta temporada. A Operação Estação Verão, a PMSC está presente em todo o território catarinense com um efetivo expressivo: além dos policiais já lotados nas regiões litorâneas, há o reforço de militares vindos de outras regiões do estado, somados aos 328 novos soldados formados em dezembro. São mais de 500 policiais atuando diariamente ao longo de toda a operação.







